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Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 15h:29 - A | A

Tempo excedente nas operações de carga e descarga deve ser ressarcido

Benedito Levino

Quando o veículo ficar parado e imobilizado mais do que o tempo estipulado em contrato deve-se cobrar taxa adicional.

 

Os prazos normais para as operações de carga e descarga com utilização de um ajudante estão relacionados abaixo.

 

No caso de ser utilizado mais de um ajudante, o peso por minuto deve ser aumentado proporcionalmente:

 

– Tempo de espera e carregamento para carga não paletizada (lotação): 3 h

 

– Tempo de espera e descarregamento para carga não paletizada (lotação): 3 h

 

– Tempo de espera e carregamento para carga paletizada (lotação): 1h 30

 

– Tempo de espera e descarregamento para carga paletizada (lotação): 1h 30

 

Quando a imobilização do veículo for superior aos prazos acima, deve-se cobrar uma taxa adicional para se ressarcir dos custos.

 

Esta taxa corresponde ao custo fixo do veículo (remuneração do capital, salário do motorista e de oficina, reposição do veículo e do equipamento, licenciamento e seguros):

Confira:

 

CHP = Custo da hora parada

CFM = Custo fixo mensal do veículo utilizado

230 = Horas trabalhadas por mês pelo veículo

0,8 = Taxa de administração e de remuneração do serviço

 

Deve ser cobrado também o tempo adicional de ajudantes envolvidos na operação e não computados no custo fixo do veículo.

 

Caso não haja contrato, prevalece o valor por tonelada/hora, previsto na Lei no 11.442/07, modificada pela lei 13.103/15.

 

De acordo com a lei, o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas será de 5 horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino, após o qual será devido ao Transportador Autônomo de Carga – TAC ou à Empresa de Transporte de Carga – ETC a importância equivalente a R$ 1,38 (um real e trinta e oito centavos) por tonelada/hora ou fração.

 

Para o cálculo do valor da estadia, será considerada a capacidade total de transporte do veículo.  Incidente o pagamento relativo ao tempo de espera, este deverá ser calculado a partir da hora de chegada na procedência ou no destino.

 

O embarcador e o destinatário da carga são obrigados a fornecer ao transportador documento hábil a comprovar o horário de chegada do caminhão nas dependências dos respectivos estabelecimentos, sob pena de serem punidos com multa a ser aplicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que não excederá a 5% do valor da carga.

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